top of page

Depoimentos

Manuel Furriela

"A participação no MUN FMU é uma importante experiência para os estudantes de todos os cursos e universidades. Sendo uma atividade de caráter prático e de desenvolvimento negocial e intelectual."

Atualmente é Presidente da Comissão da OAB/SP para o Refúgio, o Asilo e a Proteção Internacional, Diretor da Escola da Direito da FMU e sócio do escritório Furriela Advogados.

Rodrigo Gallo

Uma das principais dificuldades enfrentadas por qualquer estudante universitário é a transposição para a prática daquilo que se estuda em sala de aula. Frequentemente, os alunos questionam como as discussões teóricas, aprendidas por meio dos livros e com o intermédio dos professores, podem ser aplicadas à análise dos fenômenos concretos existentes no mundo. Estudantes de Relações Internacionais, por exemplo, se deparam com a necessidade de compreender debates clássicos envolvendo o realismo, o liberalismo e o construtivismo durante as aulas, mas muitas vezes têm dificuldades para levar esse conhecimento teórico ao mercado de trabalho. Iniciativas como o MUN são fundamentais para que essa lacuna possa ser preenchida: é uma ótima oportunidade para que os estudantes utilizem os conhecimentos adquiridos em classe para entender na prática como os Estados se comportam nas discussões do âmbito ONU, analisando as possibilidades de aliança, os custos e os riscos do conflito, a função da diplomacia, dentre outros aspectos. O simulado da FMU, desde sua criação, tem demonstrado não apenas o interesse dos alunos em ampliar o leque de conhecimento, mas principalmente a iniciativa e a capacidade de organizar eventos de qualidade - o que pode ser comprovado pelo envolvimento de todos e pelo alto nível dos debates.

Professor de Relações Internacionais em São Paulo, SP

Rafael Moreira Gomes

O MUN FMU foi um dos maiores projetos que eu tive o prazer de criar e conduzir. No inicio era somente uma ideia de debater com alguns colegas e simular alguns temas importantes nas relações internacionais. Após um intercambio na Rússia é que eu realmente decidi seguir com o projeto de uma maneira mais profissional e como eu já conhecia algumas simulações no exterior e no Brasil eu decide iniciar o projeto na FMU. 
No começo foi difícil para estruturar tudo do zero, mas após montar um comitê de diretores ficou mais fácil. O trabalho fui maravilhoso, eu sinto muito orgulho de ter feito parte da história do MUN FMU, hoje como professor eu vejo a importância desse projeto não só para mim, mas também para meus colegas que participaram. Foi o maior legado que eu pude deixar para o curso de Relações Internacionais da FMU. 
Eu acompanho sempre o andamento dos projetos, vejo as fotos e os temas, fico muito satisfeito em saber que a cada ano o MUN FMU está se aprimorando, ganhando espaço e visibilidade entre os alunos de Relações Internacionais de São Paulo. Para o futuro do MUN FMU eu desejo muito sucesso, que um dia possa ser reconhecido internacionalmente e que continue ajudando os alunos a se tornarem profissionais cada vez melhores da mesma forma que me ajudou. 

Fundador do MUN FMU; Assistant teacher at Chelyabinsk State University em Cheliabinsk, Russia

Jessica Alves

Angela Merkel em 2010 disse em um debate sobre imigração e Islã que o "multiculturalismo falhou na Alemanha". Quando li me questionei: Como? Por que? Como em meio de um mundo globalizado uma das mulheres mais influentes do mundo pode nos dizer isso? Bom, o MUN me ajudou a entender. Me ajudou a entender que mundo é muito maior que Morgenthau, Maquiavel, Hobbes, Rousseau, Celso Lafer e Flávia Piovesan. Que a balança de poder não é tão clara assim, que o sistema internacional é anárquico até a página 02. Ter sido secretaria geral me trouxe a vivência de assuntos amargos e difíceis fora dos livros e a construção de uma pessoa melhor, forte e capaz.

Aluna de Relações Internacionais; Diretora do Comitê em 2014 e 2015. Secretária Geral em 2016 - São Paulo, Brasil

Damaso Tito

Tive a honra de participar de duas versões do MUN FMU. Trata-se de simulações das Nações Unidas muito bem organizadas, cujos temas são relevantes e adequados ao universo das RI. Abarcando estudantes de RI e de Direito nas mesmas salas de debate, o MUN FMU permite que pontos de vista diferentes sejam apresentados, estimulando-nos a raciocinar sob óticas diversas das quais somos familiarizados. Por fim, o ambiente descontraído, as palestras inesquecíveis, a diversidade de prêmios voltados aos alunos de destaque e a possibilidade de interação com estudantes de outras faculdades tornam o MUN FMU como uma das melhores simulações do tipo em São Paulo.

Aluno de Relações Internacionais em São Paulo, SP

Filipe Xavier Gonçalves

Só tenho elogios sobre o MUN FMU, e o motivo é bem simples: Eu acompanhei a evolução do seu modelo MUN, e pude experimentar a excelência na forma como foi desenvolvido desde a primeira edição. Como delegado, percebi o zelo que o secretariado teve com todos os participantes do evento, abrindo as portas para todos os amantes da vivência incrível que é simular. O que mais me chamou a atenção foi a dedicação dos alunos que estavam lá simulando, assim como os alunos que comporam a mesa diretora, o staff, o secretariado e etc, todos bastante animados e estimulando os debates – o meu comitê da primeira edição pegou fogo: “Crises do mundo atual – Conflito Israel e Palestina. “ 
A crescente que é esse modelo da FMU já trouxe muitas coisas boas, e eu tenho certeza que ainda trará muito mais pois não duvido do engajamento e capacidade de todos os envolvidos na elaboração do MUN. A forma como se dá os debates é bastante fluida, e não tem como não se sentir envolvido nas discussões e no papel que você está lá representando. Os materiais de estudo básico disponibilizados são bastante completos, contendo o essencial para sua representação, mas também abre margem para que aqueles que levam bastante a sério – como eu haha – entrem de cabeça no assunto e tentem ser o mais exato possível.
Uma dica que eu tenho para dar seria: Levem a sério o seu papel, mas não se leve muito a sério também, pois o ambiente é muito amigável pra ficar 100% no seu papel e pagar de arrogante. Levem mapas se for necessário, tracem seus objetivos com clareza, usem a tática do “mini-max” para ter certeza de quais pontos você pode ou não ser maleável em determinadas negociações. Mas o mais importante é aproveitar a experiência, tenho certeza que será incrível. Falo por experiência própria, é mesmo. E continuem nessa loucura que eu amo que é simular.

Representante da Jordânia no MUN FMU 2014; Representante da Federação Russa no MUN FMU em 2015; Secretário Acadêmico e Cofundador da UAMUN – Universidade Anhembi Morumbi - São Paulo, SP

Karina Baradel

Participar do MUN FMU foi uma experiência muito gratificante. O material encaminhado com antecedência para estudo possibilita um maior preparo diante do tema, e dessa maneira fica mais fácil de entender e buscar ainda mais fontes para defesa. Lembro que o nervosismo da fala estava presente, mas depois dos primeiros momentos os participantes foram ficando mais tranquilos e, consequentemente, os discursos foram melhorando. Participei da edição de 2015, onde aqueles que se destacassem seriam premiados com um tablet, e tive a felicidade de ser uma deles. Considero uma importante experiência, pois aplicamos a prática daquilo que vivenciamos em sala de aula, conhecendo ainda mais as regras das determinadas instituições.

Aluna de Relações Internacionais em São Paulo, SP

Please reload

bottom of page